quarta-feira, 10 de outubro de 2012

     EPIDEMIA  DE  CANCRO  NO   OCIDENTE  



Quer seja a gerar inflamação ou a fabricar vasos sanguíneos,o cancro emita a nossa capacidade básica de nos regenerarmos, mas com o intuito oposto.
Será invulnerável?? Não tem falhas como já vimos,o nosso sistema imunitário sabe como explorar isso naturalmente.Nos opostos da batalha do cancro está o nosso sistema avançado de defesa -as células imunitárias (incluindo as Natural  Killers) actuam como um poderoso exército químico,que destrói constantemente os cancros na origem.
Sim é um facto, neste preciso momento é provavel que o nosso sistema imunitário esteja a destruír com eficiência células potencialmente cancerígenas. Na verdade todos os dias temos esta batalha dentro do nosso corpo.
Então porque é que só alguns têem ou teram cancro ?!?!
Isso vamos nós descobrir mais á frente...
Sabemos que tudo o que fortalece o nosso sistema imunitário também boicota o desenvolvimento de cancro. Há que estimular as nossas células imunitárias, combatendo a inflamação com a alimentação
antioxidante ,exercício físico diário (faz parte da higiene do nosso corpo ),ter equilíbrio emocional e uma grande serenidade perante a vida, não viver stressado pois provoca também oxidação sobre as nossas células, dormir 8 horas e ter um sono reparador, e actuar sobre a Angiogénese.

Devemos hoje adotar um regime nutricional ideal e responsável, com alimentos que a comunidade científica já deu como anti-inflamatórios, pela sua riqueza em antioxidantes. Desprendamo-nos da ideia que os médicos e indústria farmacêutica são os nossos salvadores,que faram com que vivamos mais  tempo e que tudo resolverão.Actualmente os cuidados de saúde evoluíram para a distribuição de medicamentos ( que contêm substâncias tóxicas e perigosas )por parte da indústria farmacêutica.A INVESTIGAÇÃO É FEITA COM FUNDOS DAS EMPRESAS DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA QUE ANALISAM OS RESULTADOS.
Ou seja ,é influênciada pelos patrocinadores,isto não é pura ciência é PUBLICIDADE DE MEDICAMENTOS,cuja finalidade é AUMENTAR OS LUCROS.
Os medicamentos receitados pelos médicos permitem que os doentes perpetuam os maus hábitos de vida,suas escolhas alimentares prejudiciais e autodestrutivas,pois conseguem assim disfarçar os sintomas da doença.Ao camuflar os sintomas,não se está a apresentar a solução da patologia ,que continuará a agravar-se. Não esqueçamos que actualmente as principais causas de morte são:
-Doenças de Coração / Enfartes
-AVC
-Cancros
Prefira a boa nutrição aos medicamentos,até porque todos os medicamentos são tóxicos!
Ser saudável não depende de pílulas milagrosas, depende de nós e das nossas boas /más escolhas...
O preço a pagar é levar uma vida :
 + Consciente + Equilibrada + perto daquilo que é a nossa Natureza. No fim de contas torna-a + Bela + Plena + Feliz + Saudável .








  



 O  QUE  SE  PASSA  NO  OCIDENTE  ???




Há de facto uma epidemia de cancro no ocidente,que pode ser datada com grande precisão,a cavalgada iniciou-se após a 2º grande Guerra Mundial .
Os cancros entre as crianças e jovens,estão entre os que mais aumentaram desde 1970.

Dotado de uma impressionante visão de futuro, o general De Gaulle, fundou o 1º centro centro da Organização Mundial de Saúde / OMS , para determinar as causas do cancro.
Foi criado em Lyon em 1964 e baptizado como Agência Internacional para a Investigação do Cancro( AIIC ). Hoje é o maior Centro Epidemiológico do mundo  dedicado ao cancro.

              
 3  Factores  Perturbantes - o  que o ocidente usa e abusa:

1 - Grande adição de açucar em quantidades alarmantes e altamente refinado aos alimentos.
2 - Alterações profundas nos processos agrícolas e pecuários ,com implicação nos alimentos.
3 - Exposição a um sem número de produtos químicos tóxicos que não existiam antes de 1940.

No Ocidente a incidência de cancro da próstata nos homens, subiu ainda mais rápidamente do que o cancro da mama .Claro que não pode ser só explicado pelo aumento de idosos na população.
HÁ DE FACTO UMA EPIDEMIA DE CANCRO NO OCIDENTE .
Podemos dizer que o cancro é uma doença do estilo de vida ocidental de más opções que fomos fazendo ao longo dos tempos ,com a industrialização e mecanização e com a necessidade cada vez maior de mais e mais quantidades de alimentos, com a ganância do lucro fácil.
O aumento de cancros da mama, cérebro, pele (melanomas ),sistema linfático(linfomas) descrevem um padrão claramente epidémico.
Apesar de comermos cada vez mais quantidade, comemos cada vez com menos qualidade. Apesar de cada vez estarmos mais gordos, estamos cada vez a passar mais fome de fitonutrientes,vitaminas e minerais, tão vitais para o equilíbrio e saúde. 
As sondagens ocidentais sobre hábitos de nutrição das populações revelam que 56% das calorias
ingeridas proveêm de 3 fontes que não existiam aquando do desenvolvimento dos nossos Genes:
    - Açucares refinados (açucar de cana e beterraba, xarope de milho e de maltose, frutose etc
    - Farinhas refinadas presente no pão, massas, arroz, bolachas, papas etc
    - Óleos vegetais de soja, girassol, milho etc e gorduras trans, hidrogenizadas, e saturadas.
Estas 3 fontes, não conteêm quaisqueres minerais, proteínas, vitaminas ou ácidos gordos ómega 3
tão necessários e vitais para o bom funcionamento do nosso corpo, por outro lado estamos directamente a fazer uma alimentação pró-cancro.

             O  CANCRO  ALIMENTA-SE DE ... AÇUÇAR                   

O consumo de açucar refinado subiu em flecha.
Enquanto os nossos genes se desenvolveram num meio em que uma pessoa consumia no máximo
2kg /mel /ano. Em 1930 o consumo de açucar /ano aumentou para 5kg e chocantemente para
70 kg/ano no fim do séc xx, e não pára de aumentar. Sim a nossa dependência do açucar está fora de control !!

Veja em baixo, alguns exemplos de alimentos e o teor de açucar que contêm e que ingerimos todos os dias...

Foi o biólogo alemão Otto Heinrich Warburg que recebeu o Prémio Nobel de Medicina pela sua descoberta de que o metabolismo dos tumores malignos estava dependente do consumo de
glicose (a forma de açucar digerido no organismo).
Quando ingerimos açucar, farinhas refinadas que são alimentos com elevado Índice Glicémico,os níveis de glucose disparam no sangue, e o organismo liberta de imediato uma dose de Insulina para permitir que a glucose entre nas células e não fique a inundar o nosso sangue como veneno.A secreção de Insulina é acompanhada pela libertação de uma outra molécula chamada  IGF ( Somatomedina C ) que estimula o crescimento das células.
São as chamadas calorias vazias, só engordam o que provoca a inflamação do corpo e não saciam nem nutrem.
Em suma o açucar alimenta os tecidos e fá-los crescer mais depressa, para além de promover e desencadear os factores inflamatórios que são fertilizantes para os tumores.
Um estudo que compara a população Asiática e a Ocidental sugere que os que fazem uma alimentação oa estilo oriental (baixa em açucar) têem 5 a 10 vezes (-) cancros de origem hormonal,que aqueles que fazem uma alimentação ao estilo ocidental , cheia de alimentos indústrializados, processados e aditivados, inundados em açucar.Este facto explica o porquê dos diabéticos terem um risco acrescido e acima da média de virem a ter cancro.
Estudos posteriores vieram confirmar que um elevado nível glicémico está associado aos cancros :
  - do cólon, pâncreas, ovários, e próstata.
Toda a literatura científica aponta na mesma direcção: quem quizer proteger-se do cancro deve
reduzir drásticamente o consumo de açucar processado e farinhas refinadas.

FACTO :
Os investigadores concluíram que é necessário uma nova ordem de medicamentos de combate ao cancro - substâncias que baixem os picos de Insulina e de IGF no sangue a fim de serem bem sucedidos.
Sem esperar que cheguem essas novas moléculas,todos nós podemos cortar na quantidade de açucar e de alimentos com farinha refinada no dia a dia. A simples redução destes dois factores
 tem um rápido efeito nos níveis de Insulina e de IGF no sangue.
Consumir alimentos com baixo ÍNDICE  GLICÉMICO não só reduz as probabilidades de progressão do cancro como reduz os tecidos gordos a favor dos tecidos musculares.

 VOLTEMOS  AO  PASSADO

Os nossos genes ainda apresentam as marcas da evolução de centenas de milhares de anos
,quando éramos caçadores-recolectores. Com o passar do tempo foram-se tentando adaptar ao ambiente e particularmente ás suas fontes de alimento.Mas nunca como nestes 2 últimos séculos

tiveram que fazer uma adaptação tão rápida visto ter mudado tanto desde então.






Deixámos de ter uma alimentação natural ,racional e de quantidades suficientes, para o oposto de abundância ,artificial , muito pouco racional , mais emotiva e por impulso. Somos educados logo desde crianças a ver estes alimentos tão doces como uma guloseima ,que funciona como uma recompensa.Desde crianças que ouvimos "se te portares bem, compro-te um gelado, um chocolate ,um pacote de gomas, um bolo etc". Mais tarde este mecanismo de recompensa também vai funcionar quando estamos deprimidos, ansiosos, mais tristes, accionamos este mecanismo que aprendemos e que trás rápidamente bem estar, mas que rápidamente passa, o que nos leva a aumentar cada vez mais a quantidade . Todas as adições são assim, viciam e tem-se cada vez de aumentar a dose para fazer o mesmo efeito.
Outrora a nossa alimentação consistia em muitos vegetais , fruta, bagas e sementes,só ocasionalmente carne ou ovos de animais selvagens.
O que proporcionava um rácio ómega 6 / ómega 3 muito mais equilibrado, muito poucos açucares ,e nada de farinhas (não comiam cereais). A única fonte de açucar era o mel e o que contém a fruta naturalmente.








Experiência :
Na Austrália, investigadores convenceram adolescentes ocidentais a experimentarem um regime que restringia o consumo de açucar e farinha refinada durante 3 meses.
Em poucas semanas os seus níveis de Insulina e IGF Diminuíram . Mas também diminuiu e muito a sua Acne . Na verdade a Acne surge como resultado do estado inflamatório da pele e corpo resultante também de abundância de açucar .
Nas ilhas Kitavan, da Nova Guiné e nos índios Ache, os seus adolescentes não apresentam
quaisqueres vestígios de Acne ,a sua pele é saudável. Os regimes alimentares desses grupos contemporâneos isolados assemelha-se ao dos nossos antepassados distantes: nada de açucar e farinha refinada,logo nada de picos de Insulina e IGF no sangue.




    CURIOSIDADE  DO  DIA   
          SABIA  QUE:
 - Exercício de Yoga



Saudação ao Sol

A bela sequência chamada saudação ao Sol celebra o nascer de cada dia e traz leveza e felicidade para o coração.



DICA
COMO  PODEMOS  TORNAR  A  NOSSA  CASA
 + + + + SAUDÁVEL ????

Com plantas de interior
pois estas melhoram a qualidade do ar porque produzem oxigénio e retiram
poluentes. Um estudo da Nasa demonstrou que estas e outras plantas devem sempre rodear-nos, para além de lindíssimas, dão-nos + qualidade de vida :

1. Palmeira de Bambu : elimina formaldeído e também atua como um humidificador natural.

2. Espada de São Jorge: serve para absorver os óxidos de nitrogênio e formaldeído.

3. Palmeira: uma das melhores plantas purificadoras do ar. Para a limpeza do ar em geral.

4. Planta aranha: grande planta para o interior da casa que elimina o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas. .

5. Lírio de paz: este poderíamos chamar de "limpeza de todos." Frequentemente são colocados no banheiro ou lavanderia, uma vez que eles são conhecidos para a remoção de esporos de fungos. Também conhecido para eliminar formaldeído e tricloroetileno (é um hidrocarboneto clorado comumente usado como um solvente industrial ).

6. Gérbera: no solo estas maravilhosas flores eliminam o benzeno no ar, são conhecidos para melhorar o sono ao absorver dióxido de carbono e emitem mais oxigênio durante a noite.





SINAIS  DE  ALERTA



 de um dos cancros que mais tem evoluído em %
     O CANCRO DE PELE :
   Lembre-se  do -- A B C D E

 





                            PENSAMENTO   DO   DIA                           


 

Sem comentários:

Enviar um comentário